Setor de tecnologia de Maringá assina termo de cooperação técnica junto à Incubadora e Parque Tecnológico

Setor-de-tecnologia-de-Maringa-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-696x400

Em um movimento significativo que visa fortalecer o setor de tecnologia e fomentar a inovação na cidade, a Software by Maringá e a Maringatech, Incubadora e Parque Tecnológico, uniram forças esta semana por meio de um acordo formalizado de cooperação técnica. Apoiada pelo Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e pela Câmara Técnica de TIC do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), esta parceria prepara o terreno para iniciativas colaborativas que prometem aprimorar o cenário tecnológico e o ecossistema de inovação do região.

A assinatura do acordo de cooperação contou com a presença de figuras-chave dos setores de tecnologia e negócios, incluindo Joelson Fila Andrade, presidente da SbM; João Williann, Diretor Executivo de Software de Maringá; José Roberto Pinheiro de Melo, vice-presidente da Maringatech; Robinson Patroni, presidente da Câmara Técnica de TIC da Codem; Wendell Gussoni, Gerente Regional da Divisão Noroeste do Sebrae/PR; e Nickolas Kretzmann, consultor do Sebrae/PR.

Essa colaboração decorre da implementação da metodologia do Sebrae/PR, que facilita a avaliação da maturidade do ecossistema setorial. De acordo com a análise realizada, o ecossistema do setor de TI de Maringá já está interligado e atua como um forte defensor da inovação. No entanto, também foi identificado que existem oportunidades inexploradas para ações sistemáticas.

Nickolas Kretzmann explicou: “Reconhecemos o potencial para ações estruturadas na integração com ambientes de inovação. Este acordo dá vida a muitos dos esforços conjuntos que empreendemos no passado, tais como consultas, programas de formação e iniciativas de capacitação no domínio da inovação. Também abre caminho para uma colaboração ainda mais forte em empreendimentos futuros.”

Para José Roberto Pinheiro de Melo, vice-presidente da Maringatech e da Incubadora Tecnológica de Maringá, esse acordo significa um aprofundamento dos laços entre a incubadora, o parque tecnológico e o ecossistema mais amplo. Ele expressou: “Embora tenhamos parcerias em vigor, houve casos de esforços isolados sem um foco unificado. Com este compromisso, as ações colaborativas estão preparadas para se desenvolverem de forma mais eficaz”.

Robinson Patroni, presidente da Câmara Técnica de TIC da Codem, destacou os potenciais impactos positivos desta parceria em vários setores econômicos de Maringá. Estes incluem o agronegócio, a educação, o turismo, a metalurgia e, claro, o setor das TIC. “Nossos esforços estão direcionados para tornar as ações mais relevantes para o desenvolvimento local. Com a assinatura deste acordo e a sinergia resultante e conexões aprimoradas entre diversas partes interessadas, nosso ecossistema de inovação sem dúvida ganhará mais impulso”, enfatizou Patroni.

À medida que a Software by Maringá e a Maringatech embarcam nesta jornada de cooperação e inovação, as perspectivas de um cenário tecnológico mais integrado e impactante em Maringá deverão crescer significativamente. Esta parceria não só sublinha o compromisso com o avanço tecnológico, mas também anuncia o potencial para um crescimento económico mais amplo e prosperidade em toda a região.

Fonte: https://busaocuritiba.com/setor-de-tecnologia-de-maringa-assina-termo-de-cooperacao-tecnica-junto-a-incubadora-e-parque-tecnologico-asn-parana/