CONHEÇA OS SERVIÇOS PRESTADOS POR NOSSAS EMPRESAS
CONHEÇA O VALE DA SEDA
O Paraná participa com 84% da produção nacional de casulos de bicho-da-seda, uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais, com área média de 2,5 ha e predominância do trabalho familiar, representando uma alternativa importante para a melhoria da renda dessas famílias. A sericicultura contribui significativamente para a redução do êxodo rural, pois gera um emprego para cada hectare plantado com amoreira, cujas folhas são o único alimento do bicho-da-seda. São necessários 300 hectares de soja para gerar um único emprego no campo.

A sericicultura paranaense é desenvolvida em 161 municípios. Dados da safra de 2017 informam que o Paraná conta com 1.867 famílias de sericicultores, que cultivam uma área de 3.969 hectares de amoreiras. As 2.466 toneladas de casulos produzidos na safra de 2016/2017 geraram um Valor Bruto do Produto (VBP) de R$ 42.877.303, segundo o Relatório Takii/2017 da SEAB-PR.

Apenas como referência, caso somente 10% desta produção seja destinada à produção de lenços e cachecóis de seda, comercializados na região sob a etiqueta do Vale da Seda, o VBP destes dois artigos seria superior a R$ 86.000.000,00, ou o equivalente ao dobro da receita gerada por toda a venda de casulos de bicho-da-seda in natura.

No Paraná nenhuma outra região produz mais casulo de bicho-da-seda do que a região delimitada pela bacia hidrográfica do Rio Pirapó, que envolve 29 municípios no noroeste do Paraná e constitui o Vale da Seda, região que mais produz casulo de bicho-da-seda em todo o Ocidente. No Vale da Seda os municípios apresentam uma área média plantada com amoreiras que é o dobro da área média observada nas demais regiões do Paraná.

MAIS DETALHES SOBRE A EMPRESA
CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DA EMPRESA
01
NOSSA MISSÃO
Contribuir para o desenvolvimento e adensamento da cadeia produtiva da seda no Estado do Paraná, agregando valor à seda de maneira sustentável e socialmente responsável.
 
02
NOSSA VISÃO
Uma rede de pequenas empresas e empreendedores individuais atuando em cooperação, criando novos produtos e gerando vantagens competitivas para seus parceiros e clientes, oferecendo à sociedade formas de gerar valor e renda de maneira sustentável e socialmente responsável.
 
03
NOSSOS VALORES

“Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espectador de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis.”

Fernando Pessoa

FALE CONOSCO