Meta pode ter que vender Instagram e WhatsApp após acusação de monopólio

3447021

A Meta (ex-Facebook) pode ter que vender o Instagram e o WhatsApp, dois dos seus maiores geradores de receita, após ser acusada de práticas que violam lei antitruste. Isso porque a agência estadunidense Federal Trade Commission (FTC) recebeu, na última terça-feira (11), a autorização do juiz federal James E. Boasberg para que a gigante da tecnologia possa ser levada ao tribunal.

No ano passado, a FTC tentou desafiar a Meta por suas práticas, mas a ordem não foi prosseguida por falta de detalhes. Desta vez, a acusação da agência apresentou fatos suficientes para “estabelecer plausivelmente” que a Meta possui monopólio das redes sociais, de acordo com a decisão do juiz.

Dados da plataforma de métricas ComScore provaram que a média de usuários ativos nos aplicativos da Meta totalizou mais de 70% do valor em todos os apps de redes sociais desde 2016. Isso mostrou que “nenhuma outra empresa de rede social tem escala comparável nos Estados Unidos”.

A Meta respondeu dizendo que o veredito foi positivo. “A decisão restringe o escopo do caso da FTC ao rejeitar reivindicações sobre nossas políticas da plataforma”, disse Chris Sgro, porta-voz de políticas da companhia, em comunicado à Fortune. A representante se referiu às alegações de que o Facebook impedia os concorrentes de acessar dados disponíveis na plataforma (prática permitida pela empresa desde 2018).

“Estamos confiantes de que as evidências irão revelar a fraqueza das acusações. Nossos investimentos no Instagram e no WhatsApp transformaram-nos no que são hoje. Eles têm sido bons para a concorrência e bons para as pessoas e empresas que optam por usar nossos produtos”, afirmou Sgro.

A FTC precisará provar novamente suas alegações contra o Facebook em julgamento na corte dos Estados Unidos. Um dos desafios será argumentar contra a decisão da própria agência, que permitiu que a empresa adquirisse o Instagram por US$ 1 bilhão, em 2012, e o WhatsApp por US$ 19 bilhões, em 2014.

Agora, a agência estadunidense diz que o Facebook comprou sistematicamente as plataformas para eliminar toda a concorrência e criar um monopólio. O domínio da empresa, segundo a FTC, levou à falta de inovação tecnológica e comercial, à falta de escolha para os consumidores e à diminuição das proteções de privacidade.

A decisão do juiz sinaliza uma mudança radical para o Vale do Silício e os titãs da tecnologia (Apple, Amazon, Google e Facebook). A líder da FTC, Lina Khan, sinalizou que a Amazon e o Google também são poderosos demais dentro de seus segmentos e podem passar por processos semelhantes se a ação contra a Meta for bem-sucedida.

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/01/meta-pode-ter-que-vender-instagram-e-whatsapp-apos-acusacao-de-monopolio.html

De: ÉPOCA NEGÓCIOS