GOV Token é apresentado ao público na Rio Innovation Week

pexels-matheus-bertelli-2608512

A estrutura do GOV Token que está sendo desenvolvida na rede do bitcoin é a primeira da história, além de aproveitar os benefícios de segurança.

A inovação anti-corrupção foi criada pela fintech Investtools e é a primeira do Brasil a utilizar a rede do bitcoin como infraestrutura tecnológica; projeto recebeu financiamento da Faperj.

A Investtools, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, apresentou ao público da Rio Innovation Week o GOV Token, ferramenta para rastreio de gastos públicos em blockchain.

A fintech participou da feira de inovação a convite da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), uma das financiadoras do projeto, e os representantes se apresentaram nos dias

15 e 16 de janeiro.

Além disso, no dia 16 de janeiro, às 12h, o CEO da Investtools, David Gibbin, participou do painel ‘Crescimento Exponencial: Cases de Empresas que Cresceram de Forma Sustentável’, no Palco Sebrae.

A ferramenta anticorrupção, criada pela Investtools por meio da unidade de negócios Blockchain Studio, é a primeira do Brasil a usar a rede do bitcoin como base tecnológica, desvinculando-se de uma aplicação focada em ativos financeiros e transações comerciais.

A estrutura do GOV Token está sendo desenvolvida de forma pioneira na rede do bitcoin, com o intuito de aproveitar os benefícios de segurança, criptografia e amplitude do maior protocolo descentralizado do mundo.

O GOV Token propõe o acompanhamento dos recursos liberados para uma agenda pública, tornando o processo transparente, imutável e auditável por qualquer cidadão ou organização.

A solução se baseia na emissão de tokens atrelados ao valor do real, sem fins comerciais ou de especulação.

Quando liberados por um órgão público para cumprir determinado fim, os tokens são inseridos na rede, registrando todas as movimentações financeiras – valores, origens e destinos – em uma cadeia de blocos e garantindo que a

quantia em dinheiro vai exatamente para o fim ao qual estava destinada.

Para David Gibbin, o GOV Token é o primeiro de muitos a se propor a “ficar de pé nos

ombros do gigante”:

– Participar de um evento do porte da Rio Innovation Week é uma oportunidade de compartilhar com o público e com outras empresas nossa visão para o GOV Token e para o futuro da tecnologia financeira. Nós olhamos para o bitcoin para além da sua relevância como moeda e investimento, para nos apoiarmos no valor tecnológico gerado pelo seu protocolo.

Espero que seja a primeira de muitas iniciativas a explorar essa capacidade do bitcoin, para expandirmos os horizontes de inovação do mercado.

Em 2021, o GOV Token recebeu um subsídio total de de R$ 1,5 milhão da Faperj, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).

A Faperj, que convidou a Investtools e outras empresas para participarem da feira de inovação, alcançou no ano passado a marca histórica de R$ 690 milhões em investimentos destinados a projetos. Para o presidente da Faperj, Jerson Lima Silva, o apoio do Estado e da SECTI tem se transformado em resultados de inovação para todo o

país:

– Temos recebido um apoio irrestrito tanto do governo fluminense como da SECTI, e a comunidade científica fluminense reconhece e tem se sentido apoiada em suas iniciativas para o enfrentamento da pandemia, dando resultados que colaboram para o avanço mundial do conhecimento científico sobre o coronavírus. Além disso, esses investimentos têm se traduzido em inovação para o Estado e também para o Brasil, sendo reconhecidos

pela população de nosso país que, cada vez mais, acredita na ciência e em nossos pesquisadores.

Experiência com o BNDES

Em 2018, a Investtools participou de uma consulta pública para cooperar tecnicamente com o BNDES na implementação do BNDES Token, uma ferramenta em blockchain para acompanhar o financiamento de obras públicas. O projeto foi a prova de conceito que inspirou o desenvolvimento do GOV Token, cuja proposta é expandir esta ferramenta de controle de gastos para qualquer órgão público que busque novas tecnologias no

combate à corrupção.

O teste do BNDES Token foi feito com os recursos para a construção de uma rodovia no Espírito Santo, que foram registrados na rede de blockchain Ethereum, possibilitando o rastreio das movimentações financeiras, em todas as suas etapas, pelo público.

O site BNDES Transparente (www.bndestransparente.com.br) fez parte do projeto. A Investtools traduziu a modelagem complexa dos códigos na blockchain para uma interface mais intuitiva, permitindo que mais pessoas sem conhecimento técnico da tecnologia pudessem acompanhar as informações.

– Em meio a tantos casos de corrupção, ter uma ferramenta como o GOV Token, que promova uma segurança jamais vista no controle dos gastos públicos, é uma inovação tão necessária quanto democrática.

Por meio da Blockchain Studio, nossa unidade de negócios para disseminar conhecimento e desenvolver iniciativas voltadas para esta tecnologia, o objetivo da Investtools é oferecer à sociedade uma ferramenta disruptiva

para ajudar a combater a corrupção, o mau uso de recursos públicos e a falta de transparência governamental – argumenta David Gibbin.

https://cryptoid.com.br/eventos-de-tecnologia/gov-token-e-apresentado-ao-publico-na-rio-innovation-week/

De: Cryptoid