Workshop reforça parceria entre universidade e empresa

WhatsApp Image 2021-11-22 at 14.50.26

Crendo no potencial de fortalecimento da colaboração entre universidades e empresas, a Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu a 1ª Feira de Inovação Tecnológica – I Feithec Maringá, entre os  dias 24 a 27 de julho.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes, entre outros, o Prof. Dr. Júlio Santiago Prates Filho, Exmo. Reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Sr. Carlos Walter Martins Pedro (Diretor do Sistema Fiep/Sesi/Senai/IEL), o Sr. Valter Viana (Secretário de Indústria e Comércio – representando o Prefeito de Maringá, Sr. Carlos Roberto Pupin), a Sra. Sueli Ruffini (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná – representando o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sr. Alípio Santos Leal Neto) e o Prof. Dr. Marcelo Farid Pereira, assessor para Inovação Tecnológica da UEM e organizador da I Feithec Maringá.

Durante a abertura do evento, o Prof. Marcelo Farid enfatizou que o objetivo da I Feithec Maringá foi “a criação de um espaço para favorecer a interação universidade-empresa”. Os demais integrantes da Mesa de Honra foram unânimes em elogiar a iniciativa do Prof. Marcelo Farid, como ação para promover a inovação dentro das universidades e no setor empresarial.

Além do concurso de startups, a programação da I Feithec Maringá incluiu a realização do workshop “Oportunidades de negócios no relacionamento entre universidade e empresa”, realizado nos dias 24 e 25/07, organizado pelo grupo de articulação “Rodada Biotecnológica Agrícola e Florestal” e que conta com a participação da equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL.

O workshop teve início com a palestra “Rota Estratégica para o futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Biotecnologia aplicada às Indústrias Agrícola e Floresta”, proferida após a solenidade de abertura. A pesquisadora Manuela Schuttel apresentou um breve histórico da atuação dos Observatórios Sesi/Senai/IEL desde 2005, enfatizando o projeto de articulação das Rotas Estratégicas para o futuro da indústria paranaense, através do qual surgiu a ideia da realização do workshop. O relato da Dra. Chirlei Glienke (UFPR), integrante do grupo de articulação como organizadora e como participante da I Rodada Biotecnológica Agrícola e Florestal (09/2012) mostrou que há um longo caminho a ser percorrido para a incorporação de uma “cultura de inovação” e para a concretização de parcerias entre universidades e empresas.

As palestras dos especialistas em temáticas como a Lei do Bem, a Lei de Inovação estadual (aprovada recentemente) e propriedade intelectual foram uma oportunidade para inteirar-se das ferramentas existentes para concretizar projetos conjuntos entre instituições de pesquisa e empresas. Com propriedade, o Prof. Dr. Nicolau A. Barth (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e o Sr. Alexandre D. L. de Moraes (Universidade Federal do Paraná – UFPR) trouxeram informações valiosas sobre as oportunidades hoje existentes para transformar a parceria universidade-empresa em um bom negócio para ambas as partes.

Nesta sala, a plateia formada por representantes das universidades e empresas da região, assim como por representantes do governo, conheceu as oportunidades e benefícios na realização de parcerias entre instituições de pesquisa e o setor produtivo. Acompanhe a continuação deste projeto através do blog da Rota Estratégica em Biotecnologia Agrícola e Florestal do Sistema Fiep/Observatórios Sesi/Senai/IEL: http://www.fiepr.org.br/observatorios/biotec-agricola-florestal/

Fonte: Sistema Fiep PR – Observatórios Sesi/Senai/IEL (Manuela Schuttel)

Disponível em: http://www.fappr.pr.gov.br/Noticia/Workshop-reforca-parceria-entre-universidade-e-empresa