Transistor usado como qubit deixa computador quântico mais próximo da realidade

pcb-4002378_1920

Transístor como qubit

Um consórcio formado por empresas e universidades europeias parece ter guardado o presente de Natal para o mundo da tecnologia da informação para depois das festas. A equipe conseguiu utilizar transistores eletrônicos comuns, feitos de silício, como se fossem qubits para computadores quânticos.

Ainda é apenas uma demonstração de conceito, mas é um salto qualitativo sem precedentes rumo a processadores quânticos viáveis técnica e economicamente, e que possam conter um número de qubits suficiente para não deixar margens a dúvidas quanto à supremacia quântica.

Usando pastilhas com transistores comuns, fabricadas pela empresa francesa Leti, pesquisadores da Universidade de Copenhagen confirmaram que os transistores presentes nas pastilhas, produzidos industrialmente, são adequados como uma plataforma de qubits e, mais do que isso, uma plataforma que já se demonstrou operacional.

Transístor como qubit

A equipe já havia construído em laboratório um qubit usando um transístor operando com um único elétron, mas agora, além de passarem para o nível industrial, eles saltaram para a segunda dimensão, criando uma matriz de qubits, que podem então ser postos para operar conjuntamente.

Na verdade, o transístor funciona como um ponto quântico, só que um ponto quântico cujo controle é bem conhecido da indústria microeletrônica – o controle é feito por sinais elétricos transmitidos por eletrodos comuns, e não por campos magnéticos.

“O que demonstramos é que podemos realizar o controle de um único elétron em cada um desses pontos quânticos. Isso é muito importante para o desenvolvimento de um qubit, porque uma das maneiras possíveis de fazer qubits é usar o spin de um único elétron. Portanto, atingir esse objetivo de controlar os elétrons individuais e fazer isso em uma matriz 2D de pontos quânticos foi muito importante para nós,” disse o pesquisador Fabio Ansaloni.

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=transistor-usado-como-qubit&id=010110201229#.Ydxzvv7MLIU

De: Redação do Site Inovação Tecnológica