Patenteado pela UEM, Concreto Polimérico utiliza embalagens PET

recycling-304974_1280

Ambientalmente mais vantajosos, produto ecológico com base em resíduos entra no lugar  do concreto convencional  

A conseguiu mais uma patente, a do “Concreto Polimérico a Partir da Reciclagem de Embalagens PET, Resíduos Sólidos Finos e Óleo Vegetal Usado”, emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O produto tem é aplicável na construção de moradias e na pavimentação de calçadas, e pode ser fabricado na forma de tijolos, blocos e placas modulares.

Com características semelhantes ao concreto convencional, o Concreto Polimérico é um produto ecológico, constituído exclusivamente por resíduos ambientais como embalagens PET picotadas, óleo vegetal e resíduos finos à base de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, pó de pedra, resíduos de rochas ornamentais e pó de serra, que substituem a areia, o cimento e a água.

O PET e o óleo vegetal não sofrem modificações químicas e atuam como agentes aglomerantes de resíduos finos. “Os compósitos têm resistências mecânica e química elevadas em comparação ao concreto convencional; nos testes o produto não exibiu fratura ou desgaste aparente diante da exposição às intempéries; além do mais a baixa absorção de água evita infiltração e reduz a corrosão”, explica Eduardo Radovanovic, professor do Departamento de Química e um dos colaboradores no trabalho.

Ainda segundo Eduardo, o Concreto Polimérico, idealizado pela professora Eurica Mary Nogami (in memoriam), minimiza os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos principais materiais utilizados (PET e o óleo).

Os responsáveis pela invenção são Eurica Mary Nogami (in memoriam), Eduardo Radovanovic, Edivaldo Egea Garcia e Edgardo Alfonso Gómez Pineda.

Com esta concessão a UEM passa a contar com 49 patentes concedidas em vigência e aguarda, ainda, a análise de outros 74 pedidos que estão depositados junto ao Inpi.

Fonte: http://www.asc.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26314:patenteado-pela-uem-concreto-polimerico-utiliza-embalagens-pet&catid=986:pgina-central&Itemid=211

De: CAMILA CANTOIA DORNA