Obtenção de óleo e amido a partir de resíduos agroindustriais rende mais uma patente

uem-modelo-02

A invenção “Processo sequencial ou isolado para obtenção de óleo e polissacarídeos a partir de resíduos agroindustriais” se junta ao grupo das invenções concebidas no âmbito da UEM a receber a carta de patente. A carta foi emitida na última terça-feira (28) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). 

O estudo tem a química como área de aplicação e seus inventores responsáveis são os pesquisadores Lúcio Cardozo Filho, Thaís Aparecida Moia e Adriano Valim Reis.Cardozo Filho é docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e de programas de pós-graduação da UEM. Professor titular, é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 1A. Moia é licenciada em Química e fez doutorado em Agronomia sob a orientação de Lúcio Cardoso. Já Valim Reis é doutor em Ciências e professor do Departamento de Farmácia (DFA) da UEM. 

Trata-se de um método que consiste na moagem dos resíduos resultantes da extração do óleo, por meio da utilização de solvente alcoólico e evaporação do solvente, para a obtenção do óleo desta sobra. Após isso, é iniciada a extração do polissacarídeo utilizando água, que é precipitado em alcoóis ou cetonas, filtrado e, por fim, seco e moído ou triturado. 

Polissacarídeo é uma das três classificações de carboidratos, grandes polímeros naturais. São exemplos o amido, o glicogênio e a celulose.

A nova invenção pode ser aplicada na indústria de alimentos (uso do polissacarídeo como agente estabilizante e espessante em iogurtes, bebidas lácteas e sorvetes), alimentos funcionais, formulações farmacêuticas, produção de filmes biodegradáveis e comestíveis, adesivos, substitutos de papel, espumas e plastificantes.

Como diferenciais, proporciona maior aproveitamento de resíduos com um menor gasto energético e de solventes, não utiliza solventes tóxicos na extração de óleo, emprega apenas água na extração de polissacarídeos, possui menor custo e menor contaminação no produto acabado. 

Outras informações sobre o pedido podem ser obtidas na página da patente contida no Portfólio de Tecnologias da UEM, disponível no link.

Com esta concessão, a UEM passa a contar com 43 patentes concedidas em vigência e aguarda, ainda, a análise de outros 84 pedidos que estão depositados junto ao Inpi.

Fonte: http://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26101:obtencao-de-oleo-e-amido-a-partir-de-residuos-agroindustriais-rende-mais-uma-patente-a-uem&catid=986:pgina-central&Itemid=211

De: Paulo Pupim