O inventor asmático que ajuda a transformar poluição do ar em ladrilhos

3612696

Na atualidade a poluição é uma das principais causas de problemas de saúde em todo o mundo, mas um inventor indiano pretende tornar mais fácil respirar ao limpar a fuligem do ar e ajudar a reciclá-la na forma de ladrilhos.

Aos 10 anos de idade, morando em Mumbai, Angad Daryani costumava ter dificuldade para respirar durante as partidas de futebol por causa da forte poluição que cercava a megacidade indiana. O ar altamente poluído parecia agravar sua asma.

“Sempre tossia por causa da poluição”, diz Daryani, que hoje tem 23 anos. “Cresci com asma. Isso diminuiu minha capacidade de correr.”

A Índia abriga 22 das 30 cidades mais poluídas do mundo, e o ar mata mais de 1 milhão de pessoas a cada ano no pais.

O ar das cidades da Índia frequentemente contém níveis perigosamente altos de partículas finas, conhecidas como PM2.5 e associada a doenças pulmonares e cardíacas e problemas cognitivos e imunológicos.

“Na Índia, você percebe uma grande diferença nos níveis de energia em comparação com as cidades dos Estados Unidos”, diz Daryani. “Você se cansa assim que acorda por causa da poluição.”

A poluição do ar também contribui para o aquecimento global. Um dos principais componentes do PM2.5 é o carbono negro, que pode absorver 1 milhão de vezes mais energia do sol do que o dióxido de carbono.

Especialistas dizem que a redução de poluentes como o carbono negro pode ajudar a desacelerar o aquecimento global e melhorar a qualidade do ar.

Incentivado por sua própria experiência dos efeitos da poluição do ar sobre sua saúde, Daryani é um entre um número crescente de empresários que desejam limpar os céus da Índia.

Sua solução é capturar a fuligem e outras partículas poluentes em recipientes para que possam ser transformadas em algo útil, como ladrilhos usados na construção civil.

A pandemia de coronavírus também destacou como é urgente combater a poluição do ar, tratando-a como um risco à saúde pública, bem como uma ameaça climática, diz Daryani.

“A poluição do ar mata 7 milhões de pessoas em todo o mundo todos os anos, mas não a levamos tão a sério quanto a covid-19”, diz ele.

https://www.bbc.com/portuguese/geral-59485228

De: Isabelle Gerretsen