06.10.25

Maringatech e Parktec CG assinam termo de cooperação técnica para fortalecimento do ecossistema de inovação

Maringatech e Parktec CG assinam termo de cooperação técnica para fortalecimento do ecossistema de inovação

Na tarde de (data da assinatura), o Parque Tecnológico Maringatech e o Parktec CG – Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (MS) formalizaram um importante termo de cooperação técnica e de transferência tecnológica. O ato simbólico reforça o compromisso de ambos os parques com a expansão de capacidades e a ampliação de oportunidades para empresas de base tecnológica incubadas e residentes em suas regiões.

A assinatura foi conduzida pela Diretora Executiva do Parktec CG, Adriana Tozzeti, e por Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Maringatech e pela Professora da UEM, representando a reitoria, Keila Souza, em cerimonial que marcou o momento como marco estratégico de integração entre os ecossistemas do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Essa parceria prevê colaboração em áreas como transferência de tecnologia, intercâmbio institucional, compartilhamento de infraestrutura e serviços de apoio, e planejamento estratégico.

Sobre o Parktec CG, cabe destacar que o parque tecnológico foi inaugurado em 2023 pela Prefeitura de Campo Grande e já vem atuando como polo de inovação local, integrando iniciativas de aceleração, incubação e programas de apoio ao empreendedorismo.  O objetivo da cooperação com o Maringatech é fortalecer essas frentes mediante uma ponte colaborativa entre os dois parques.

“Essa aliança com o Maringá Tech simboliza mais que um acordo institucional — é um movimento de integração e inteligência estratégica para que os parques tecnológicos brasileiros avancem juntos, fortalecendo o desenvolvimento regional e nacional”, destacou Adriana Tozzetti, diretora-executiva do Parktec CG.

Com esse acordo, espera-se que empresas já instaladas nos dois parques possam ter mais acesso a recursos, mentorias, laboratórios, intercâmbios institucionais e oportunidades conjuntas de inovação. Também se projeta maior visibilidade para startups, pesquisadores e investidores que atuam nos territórios atendidos.

O Maringatech reforça que essa cooperação é mais do que formalidade: é uma aliança estratégica para elevar o nível de competitividade regional e contribuir para a transformação econômica e tecnológica local.