Nióbio e níquel viabilizam baterias de recarga ultrarrápida

WhatsApp Image 2022-01-07 at 14.52.46

Niobato de níquel

Ao trocar o material do ânodo – o eletrodo positivo – das baterias de lítio, consegue-se que essas recarregá-las em dez vezes menos tempo.

E Rui Xia e seus colegas da Universidade de Twente, nos Países Baixos, afirmam que a troca do material não traz qualquer risco de explosão e nem diminui a vida útil das baterias de íons de lítio.

A inovação está na substituição do tradicional grafite, atualmente utilizado, por uma liga de nióbio e níquel, um niobato de níquel, de fórmula NiNb2O6.

Além de funcionar perfeitamente para a função normal da bateria, o material suportou altas ciclagens de carga e recarga, sempre retornando à sua estrutura original, sem sinais de esfarelamento, como acontece com o grafite depois de muitos usos.

Segundo a equipe, isto se deve principalmente à estrutura cristalina “aberta” e regular do niobato de níquel, o que resulta em canais idênticos para o transporte das cargas elétricas.

Já existem outros materiais sendo usados nas baterias de recarga rápida, mas todos são caros porque sua fabricação exige infraestruturas de salas limpas, o que não é o caso do niobato de níquel.

Baterias de recarga ultrarrápida

As altas taxas de carga e descarga, contudo, têm consequências para o peso e a densidade de energia das baterias: O niobato de níquel é mais compacto do que o grafite, por isso tem uma densidade de energia “volumétrica” mais alta.

Depois de testar baterias completas com o novo material de ânodo, combinando-o também com vários materiais de cátodo existentes, a equipe concluiu que a nova receita de nióbio e níquel será ideal para baterias para armazenamento de eletricidade de fontes renováveis, em máquinas movidas a eletricidade que requerem carga e descarga rápidas, ou em transporte pesado movido a eletricidade.

Para que seja possível a utilização da tecnologia do niobato de níquel em baterias de carros elétricos, todavia, eles colocam  que  ainda são necessários melhoramentos adicionais.

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=niobio-niquel-viabilizam-baterias-recarga-ultrarrapida&id=010115211122#.Ydx6kmjMLIU

De: Redação do Site Inovação Tecnológica