Ministro do MCTI participa de lançamento de centro de inovação e comenta sobre os projetos de inovação no país

Print

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, chegou em Marília (SP) na manhã desta segunda-feira, dia 10, para participar de uma série de agendas importantes do ministério. A primeira parada aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIM), onde o ministro inaugurou o Ambiente de Inovação Connect-ACIM. O local funcionará como uma aceleradora de startups, que são empresas que buscam soluções do dia a dia com base na tecnologia. O espaço conta com 1,2 mil m² interligados com sistemas que irão utilizar principalmente a inteligência artificial como forma de solucionar problemas.

Ainda na associação, Marcos Pontes conheceu o projeto Metaverso, uma plataforma que projeta um mundo virtual em 3D, habitado por avatares de pessoas reais, que permite uma interação em tempo real entre pessoas em qualquer ponto do planeta. “Quando você vê sistemas como esse, você vê a oportunidade de personalizar sistemas. Eu vejo isso aí na educação, na formação profissional e em diversas outras áreas”, destacou o ministro do MCTI Marcos Pontes.

No local, o ministro recebeu homenagens em referência ao Dia do Astronauta. Estão expostos no hall de entrada da associação objetos pessoais que remontam a carreira do ministro desde a Força Aérea até a Missão Centenário, na qual se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Durante coletiva com jornalistas no auditório da associação, Marcos Pontes destacou diversas iniciativas do MCTI. Uma delas é o programa MCTI Futuro, com 70 mil vagas para a formação na área de tecnologia da Informação e que é fruto da Lei de Informática.

Pontes falou da prorrogação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) e sua importância para o setor. “A boa notícia é que o presidente acabou de sancionar essa prorrogação”, afirmou. “Isso é importante para a geração de empregos e recursos no País e agora podemos começar a preparar com as empresas do setor um plano de desenvolvimento de semicondutores e displays, incluindo células solares”. O ministro detalhou também a criação do Centro de Tecnologias para Energias Renováveis do Semiárido, em construção em Campina Grande (PB).

Outra questão importante abordada pelo ministro foi a produção de vacinas nacionais. O MCTI investiu em 15 vacinas, sendo que 4 já estão na fase final de testes. Uma delas, a Vacina RNA MCTI CIMATEC HDT, terá sua primeira dose aplicada em humanos ainda nesta semana. Marcos Pontes destacou a construção do Centro Nacional de Vacinas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o governo de Minas Gerais.

“Isso é um marco na história do País. É tecnologia nacional de vacinas que, posteriormente, com o Centro Nacional Tecnologias de Vacinas, vai nos ajudar a desenvolver vacinas para dengue, chikungunya e outras doenças negligenciadas no Brasil”, disse o ministro.

“Temos que ter os sistemas capazes de responder rápido, para produzir vacinas, medicamentos, por isso temos investido nisso. Somos capazes, temos que planejar e é isso que o ministério faz. Do ponto de vista do ministério, quando entrarmos em uma próxima pandemia, o Brasil vai responder muito mais rápido do ponto de vista da ciência, tecnologia e inovações”, finalizou o chefe da pasta da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Após o evento, o ministro percorreu as ruas da cidade junto com o prefeito de Marília, Daniel Alonso, e conheceu espaços que serão destinados para a construção de Centros Tecnológicos. Recentemente, o MCTI lançou uma Chamada Pública de R$ 180 milhões de reais para a construção destes centros voltados para a produção de tecnologia em municípios de todo país. No final do dia, Marcos Pontes realizou uma palestra no auditório da Universidade de Marília (UNIMAR), onde falou para estudantes, comunidade científica local, empresários, lideranças e membros do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM).

https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/01/ministro-do-mcti-participa-de-lancamento-de-cento-de-inovacao-em-marilia-sp

De: Governo Federal