Maringá é a 33ª cidade empreendedora do país e 2ª do Paraná

maringapref-fundo-transparente

Na conjuntura atual de globalização, exige-se dinamismo e rapidez nas tomadas de decisões, e, nesse contexto, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais importância. O Índice das Cidades Empreendedoras 2020, um dos mais relevantes rankings de ambiente de negócios do país, destaca Maringá como o 33º município brasileiro  mais empreendedor do e o 2º do estado, só atrás de Curitiba. Maringá também ficou acima da média geral entre as cidades paranaenses e é a única que tem desempenho crescente. O ranking é elaborado pela Endeavor, rede que estimula o empreendedorismo, e Enap, instituição ligada ao Ministério da Economia. 

Em termos de Paraná, Maringá aparece como a 2a cidade mais empreendedora nos pilares Acesso à Capital, Inovação, Infraestrutura, Mercado e Cultura Empreendedora; em 3º lugar no quesito Capital Humano (atrás de Curitiba e Cascavel) e em 4º lugar em Ambiente Regulatório (depois de Cascavel, Londrina e Curitiba).

“O resultado mostra o dinamismo dos nossos empresários que constantemente se reinventam e inovam. A administração municipal tem sido parceira dos empreendedores e, com o Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social, vamos contribuir ainda mais para alavancar a nossa economia”, frisa o prefeito Ulisses Maia.

O prefeito lembra que está sendo desenvolvido um Plano de Metas e Ações para Eficiência da Gestão (PGE). “O Plano de Eficiência de Gestão visa aprimorar ainda mais as ações da prefeitura, resolvendo, inclusive, alguns gargalos regulatórios. A prefeitura está empenhada em fortalecer ainda mais Maringá como polo de inovação, incremento de negócios e atração de investimentos”, complementa.

Maringá se destaca nos 7 pilares

A análise do ranking da Endeavor sofreu alterações. Tradicionalmente, eram avaliadas 32 cidades. Desta vez, o mapeamento foi feito com 100 cidades mais populosas do Brasil. Maringá se destaca nos sete pilares avaliados para o crescimento de um negócio: Ambiente Regulatório, Qualidade da Infraestrutura, Acesso à Capital (Crédito), Mercado, Capital Humano, Inovação e Cultura Empreendedora.

A tendência é que a cidade se desenvolva ainda mais nestes pilares. Uma inovação na atual administração é a maior integração entre os secretários municipais, proporcionada pela Reforma Administrativa recentemente aprovada pela Câmara Municipal. Um exemplo é o trabalho conjunto entre as secretarias da Fazenda e de Meio Ambiente para acelerar o processo de abertura de empresas, que é tratado no ranking no quesito Ambiente Regulatório.

“Em breve implementaremos mudanças que vão acelerar a aprovação do licenciamento ambiental. Com isso, vamos agilizar o processo e diminuir o tempo de abertura de uma empresa”, revela o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio Azevedo.

A administração está investindo fortemente no setor de tecnologia com destaque para a Lei de Inovação que propiciou a criação da Diretoria de Inovação, Conselho de Inovação, Editais de Chamamento e Fundo de Inovação. “Em 2020, apesar de ano atípico, tivemos um recorde de recursos aprovados na lei do ISS e recorde em projetos inovadores voltados para atender demandas do setor público”, ressalta o diretor de Inovação da Prefeitura, Cesar Rael.

O diretor complementa que no edital de 2020, o valor das renúncias para as empresas participantes, cerca de R$1 milhão, é superior à soma dos anos anteriores (2013 a 2019). Esse investimento entra nos quesitos Crédito e estrutura de Inovação, da Endeavor.

 “Todo investimento feito pelas empresas por meio do fomento da Prefeitura, retorna em faturamento, gera tributos, empregos e novos negócios. Assim, essas ações, que foram importantes para o crescimento das empresas de tecnologia da inovação, contribuem para a performance de Maringá no ranking da Endeavor”, frisa.

Sobre a Endeavor e a Enap.

O Índice das Cidades Empreendedoras 2020 foi elaborado em parceria pela Escola Nacional de Aprendizagem Pública (Enap), instituição responsável pela formação e qualificação de servidores públicos de diversas carreiras do governo federal, e a Endeavor, organização sem fins lucrativos que tem a missão de multiplicar o poder de transformação do empreendedor.

http://www2.maringa.pr.gov.br/site/noticias/2021/02/01/maringa-e-a-33-cidade-empreendedora-do-pais-e-2-do-parana/37014#:~:text=O%20%C3%8Dndice%20das%20Cidades%20Empreendedoras,atr%C3%A1s%20apenas%20da%20capital%20Curitiba.

De: Dirceu Herrero Gomes