Maior câmera digital do mundo tira primeiras fotos

1520

Maior câmera digital do mundo

A maior câmera do mundo tirou as suas primeiras fotos digitais com 3,2 gigapixels – as maiores já capturadas em apenas uma única foto.

As imagens são tão grandes que para exibi-las em sua resolução nativa seria necessário construir um painel com 378 telas de TV de 4k para exibir uma delas em tamanho real.

A resolução da imagem é tão alta que permite tirar uma foto de uma paisagem e depois ir dando um zoom até focalizar uma bola de golfe a cerca de 24 quilômetros de distância.

Essas e outras propriedades em breve viabilizarão um novo patamar para as pesquisas astrofísicas – o conjunto de sensores montado agora se tornará o coração e a alma da câmera do Observatório Vera C. Rubin, anteriormente conhecido como LSST (Large Synoptic Survey Telescope).

Tendo passado nos testes, o conjunto de sensores será integrado àquela que então se tornará a maior câmera digital do mundo, cuja estrutura ainda está em construção.

Quando for instalada no Observatório Rubin, no Chile, a câmera produzirá imagens panorâmicas de todo o céu austral, criando o maior filme astronômico de todos os tempos e, eventualmente, lançando luz sobre alguns dos maiores mistérios do Universo, incluindo a matéria escura e a energia escura.

Plano focal

O teste permitiu verificar o plano focal do conjunto de sensores.

De certa forma, o plano focal é semelhante ao sensor de imagem da câmera digital de um celular: Ele captura a luz emitida ou refletida por um objeto e a converte em sinais elétricos, que são usados para produzir uma imagem digital .

Mas o plano focal da câmera LSST é muito mais sofisticado. Na verdade, ele contém 189 sensores, ou dispositivos de acoplamento de carga (CCDs), cada um capturando 16 megapixels – quase o mesmo número dos sensores de imagem da maioria das câmeras digitais modernas. Conjuntos de nove desses CCDs e seus componentes eletrônicos de apoio são montados em unidades quadradas, chamadas de “balsas científicas”.

Neste caso, o plano focal tem algumas propriedades verdadeiramente extraordinárias. Ele não apenas contém impressionantes 3,2 bilhões de píxeis, mas seus píxeis também são muito pequenos – cerca de 10 micrômetros de largura – e o próprio plano focal é extremamente plano, variando em não mais do que um décimo da largura de um cabelo humano ao longo de sua superfície.

Enxergando o invisível

Com mais de 60 centímetros de largura, o plano focal também é enorme em comparação com o sensor de imagem de 1,4 polegada (3,5cm) de largura de uma câmera comum e grande o suficiente para capturar uma parte do céu do tamanho de cerca de 40 luas cheias.

Por fim, todo o telescópio foi projetado de forma que os sensores de imagem sejam capazes de detectar objetos 100 milhões de vezes mais escuros do que aqueles visíveis a olho nu – uma sensibilidade que permitiria ver uma vela acesa a milhares de quilômetros de distância.

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=maior-camera-digital-mundo&id=010110200909#.Ydx62_7MLIU

De: Redação do Site Inovação Tecnológica