Incubadora Tecnológica de Maringá é certificada Cerne 1

182653149c64b0-15a5-4150-bca7-f8343a977e18

A Incubadora Tecnológica de Maringá recebeu hoje a certificação Cerne 1. O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é um modelo de atuação para as incubadoras brasileiras que vem sendo desenvolvido pela Anprotec, com o apoio do Sebrae, para promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras de diferentes setores de atuação, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4). Cada nível de maturidade representa um passo da incubadora em direção à melhoria contínua.

A Incubadora de Maringá é a primeira incubadora de empresas do norte do estado, que abriga empreendimentos de base tecnológica, e vem aplicando o modelo de gestão Cerne. Hoje, no Brasil, somente 19 incubadoras possuem o certificado Cerne 1. Para ter uma ideia da importância desta conquista, de acordo com um estudo realizado pela Anprotec, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Brasil conta com cerca de 380 incubadoras de empresas.

O Cerne 1 tem o objetivo de profissionalizar o processo de geração de empreendimentos inovadores. Para receber esse selo, a incubadora precisa atender a requisitos, como a implantação de sistemas formais de prospecção de oportunidades, plano de negócios, seleção de empresas e gestão financeira. Ao atingir esse nível, a incubadora demonstra que tem capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos, sistemática e repetidamente. Para o Presidente da Incubadora Tecnológica de Maringá, Carlos Walter Martins Pedro, a certificação é a comprovação do bom trabalho que vem sendo desenvolvido. “Temos o resultado de um trabalho feito em equipe. Temos muita satisfação de estarmos no caminho certo”, comentou.

A Incubadora de Maringá agradece a todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a conquista da certificação Cerne 1. Desde a implementação do modelo de gestão Cerne, foram muitos os atores responsáveis pelo sucesso da procedimentalização do modelo de atuação para as incubadoras brasileiras.

Após cumprir com excelência esta primeira fase do modelo de gestão do Cerne, a Incubadora de Maringá visa ampliar cada vez mais sua capacidade em gerar empreendimentos inovadores.

Rumo ao Cerne 2!