Incubadora de Maringá e Maringatech – A contribuição da inovação para o avanço tecnológico do Paraná PARTE 2

WhatsApp Image 2021-11-22 at 15.45.06 (1)

Esta reportagem continua a história da Incubadora Tecnológica de Maringá e Parque Tecnológico Maringatech que começou na PARTE 1. Aqui abordaremos os resultados alcançados, as práticas aplicadas e a visão de futuro da equipe. 

Muitos projetos passam pela incubação, mas alguns desenvolveram inovações extraordinárias, e citamos aqui uma amostra dos frutos das empresas incubadas:

A8 Metal Concept – Academia Sustentável, com equipamentos de movimentação dinâmica e que pode ser instalada em qualquer local de uma cidade, tanto em espaços públicos (praças, parques) quanto privados (empresas, condomínios).

Aliança Biotecnologia – biotecnologia animal, com o desenvolvimento de exames genéticos e moleculares.

Skintech – aditivos oxibiodegradáveis, nanotubo de carbono (grafeno) e TMC-7 (antimicrobiano).

Tramaflex – madeira polissintética, obtida com utilização de resíduos sem possibilidade de reciclagem com durabilidade que ultrapassa 100 anos.

Como ocorreu a aplicação da metodologia CERNE – Sebrae, na Incubadora?

Segundo a Gerente Vânia, “inicialmente, quando fomos apresentados à metodologia, não foi fácil. Parecia algo complicado ao extremo, porém, com o passar do tempo, isso foi desmistificado. Ao compreendermos a metodologia, tudo fluiu facilmente. O consultor contratado para nos auxiliar contribuiu muito para isso. Na estruturação do Modelo Cerne 1, percebemos que veio para facilitar nossas rotinas, ficando tudo organizado e com fácil acesso.

O SEBRAE está conosco desde antes do nascimento da Incubadora, quando ainda éramos o Gene InfoMar. Com a fundação da Incubadora, essa parceria foi formalizada através de um convênio para manutenção da sua operacionalização. Nesse convênio estão definidas ações de colaboração entre as partes e o suporte que será dado às ações de empreendedorismo e inovação desenvolvidas pela Incubadora. O Sebrae é um parceiro extremamente ativo, sempre apoiou nossa Incubadora e as empresas incubadas, por meio de editais, ajudando na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável delas.”

Os resultados alcançados demonstram a importância da Incubadora/Maringatech para a região.

Desde 2017, a instituição vem mantendo anualmente o título de Melhor Incubadora do Estado do PR, concedido pelo Sebrae/PR, considerando diversos indicadores, dentre eles o número de empreendimentos residentes e faturamento anual.

Outra vitória foi em outubro/2019, quando oficialmente foi reconhecida como Parque Tecnológico, título concedido pelo Separtec – Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná. Também nessa data, foi certificada no CERNE I, pelo Sebrae e ANPROTEC. Ainda de acordo com a Gerente, “isso significa que, reconhecidamente, somos um ambiente com capacidade de gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos para o mercado.” 

Já o faturamento, considerando-se o acumulado desde 2015 dos empreendimentos residentes em todas as Incubadoras do Estado do PR, é de 67 milhões, e deste montante, 55% é resultado das empresas residentes no Maringatech/Incubadora, resultando em 37 milhões gerados na Incubadora da cidade. É uma contribuição muito significativa para o desenvolvimento regional.

Mais uma conquista aconteceu dia 11/08/2020, quando saiu o resultado onde a Incubadora Tecnológica de Maringá foi aprovada no Edital SEBRAE/PR 01/2020, convidada para o próximo passo: a Certificação CERNE 2. 

Vânia comenta que: “Atualmente a Incubadora conta com 28 empresas, das quais 82% delas instaladas na Sede IBC, porém, mais de 100 já passaram pelo programa de incubação. São empresas gerando centenas de postos de trabalho, trazendo inovação e desenvolvimento para nossa sociedade e obtendo mais de dez milhões captados via editais de órgãos de fomento. Isso tudo, agora com nossa estrutura física consolidada, graças ao recurso advindo da FINEP (única Incubadora do Estado do PR aprovada neste edital), que teve seu período de execução de 2014 a 2019, está crescendo exponencialmente.”

Mais que resultado, uma contribuição para todo o ecossistema da inovação

Na abordagem de Vânia Calsavara, “somos o mecanismo de transformação das pesquisas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior parceiras em negócios e também o canal para levar à sociedade os resultados advindos deles. Como exemplo mais recente, podemos citar a adesão de nossas empresas na busca de soluções para o enfrentamento e prevenção do COVID-19, em atendimento ao Edital Saúde Tech, lançado pelo Governo do Estado, da Fundação Araucária e do Senai Paraná, com a proposta de acelerar ideias e soluções para ajudar a sociedade diante da pandemia e da crise econômica decorrente dela.

O mercado de trabalho passa por mudanças constantes, seguindo sempre os avanços tecnológicos e também os movimentos sociais que moldam a nossa realidade. Percebemos claramente isso nos jovens, que após sua graduação, vêm optando por empreender, ao invés de buscar um emprego em uma empresa já estabelecida e, aqui, encontram o ambiente ideal para o desenvolvimento de seu negócio.”

A Incubadora Tecnológica de Maringá, tem sido também uma vitrine para visitantes de todo o Brasil e também de pessoas do exterior (Canadá, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, França), para conhecer a estrutura física, o funcionamento, além de conhecer as empresas e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas. É um ambiente propício para que empresas nasçam e se desenvolvam, gerando, além de produtos, processos e serviços inovadores, também empregos com alto valor agregado.

Manter o sonho realizado, é a visão de futuro da equipe

Subsistir com sustentabilidade, é um dos desafios permanentes, porém mesmo com dificuldades em alguns momentos, a Incubadora/Maringatech permanece forte e engrandece o ecossistema da inovação em toda a região por tanto tempo. Segundo a Gerente Vânia, “nossa visão de futuro é permanecer ainda mais atuante e atingir nossas metas de:

Ser reconhecido como um hub de inovação para Maringá

Alcançar a sustentabilidade Financeira

Elevar a satisfação de nossos clientes e parceiros

Fortalecer o posicionamento da Incubadora Tecnológica de Maringá

Reposicionar o Parque Tecnológico Maringatech”

Mensagem da equipe – Incubadora/Maringatech – Parque Tecnológico!

“Nossa mensagem é, nunca desistir. Empreender não é tarefa fácil e não é para qualquer um. O importante é aprender rapidamente com os erros e traçar novos rumos sempre que necessário. Expectativas fracassadas fazem parte da trajetória de qualquer empreendedor. O que fará a diferença é como cada um vai lidar com elas!”

Fonte: https://comunidadesebrae.com.br/inovacao/incubadora-de-maringa-e-maringatech-parte2

De: Irene Hoffelder Vioti