Incubadora de empresas: o que é e para que serve?

incubadora2

Empreender pode ser difícil para muitas pessoas. Fazer com que um novo empreendimento  prospere, então, é algo ainda mais desafiador. No entanto, existem diversas maneiras de incentivar o empreendedorismo no Brasil: uma delas são as incubadoras de empresas.

Este processo possibilita ao empreendedor desenvolver seu negócio, tornando a vida do empresário menos complicada.

Mas você sabe realmente o que é e para que serve a incubadora de empresas? Não? Continue acompanhando nosso post e fique por dentro do assunto!

O que é uma incubadora de empresas?

A incubadora de empresas é uma forma de estimular o empreendedorismo. Ela fortalece e prepara as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado.

É um local que abriga esses negócios, oferecendo estrutura capaz de estimular, fornecer e agilizar a transferência de resultados de pesquisa para atividades voltadas à produção.

Para que serve?

A incubadora de empresas é um ambiente planejado e protegido que serve para desenvolver os empreendimentos que desejam investir em novos projetos.

Por isso, a incubadora oferece apoios gerencial e técnico com serviços de recepção, internet, telefone, secretaria, salas de reunião, ou seja, a estrutura necessária para que se possa desenvolver o negócio.

Além disso, a incubadora possibilita parcerias e oportunidades para que você, como empreendedor, realize seu sonhado projeto|empresa.

Por meio da incubadora, o empresário tem um serviço de assessoria voltado às áreas de gerência, contabilidade, jurídica, gestão financeira, apuração, controle de custo e exportação.

Por meio desse incentivo, o empreendedor também tem acesso a treinamentos, cursos e assinaturas de revistas e jornais para que possa estar sempre bem informado em relação ao mercado.

Como funciona?

O conceito de incubadora vem daquele que se conhece nas maternidades: a incubadora é a responsável por manter o bebê vivo e auxiliar em seu crescimento ainda que ele nasça debilitado.

Apesar de o processo ainda ser relativamente novo no Brasil, tem ocorrido uma ampliação desses centros de negócios. De acordo com as informações da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2006 havia 377 incubadoras atuantes. Um número significativo se comparado a 2005, quando havia 339.

A maioria das incubadoras no país funciona ligada às universidades. Elas são como uma aula prática e tem o objetivo de oferecer ao empresário tudo o que ele precisa para dar os primeiros passos e construir um negócio sólido e duradouro.

Quem pode utilizar as incubadoras?

As incubadoras buscam parcerias junto a empreendedores que têm ideias inovadoras. Muitos desses centros de negócios contam com laboratórios para que você possa desenvolver o trabalho.

Empreendedores que têm interesses em comum com as universidades e faculdades são os parceiros ideais para participar do processo.

Critérios como ter um produto ou um serviço inovador, que seja econômico e viável para o mercado, que tenha boa qualificação técnica da equipe envolvida e do empreendedor e que possua recursos financeiros básicos para iniciar o projeto são algumas das exigências para participar desses centros.

As incubadoras buscam por microempresas, empreendedores que ainda não constituíram uma empresa e também empresas que já estão estabelecidas no mercado mas que desejam desenvolver um produto específico e diferente.

Quais os benefícios da empresa ser incubada?

Uma empresa incubada é um negócio com grande chance de expansão e crescimento, pois o empreendimento se desenvolve em um ambiente voltado à inovação e ao empreendedorismo.

De acordo com as informações do Portal do Brasil, tanto no Brasil quanto no mundo, a taxa de mortalidade de uma empresa que faz parte de uma incubadora é reduzida em 20% com relação àquelas que não fazem.

Portanto, ter seu empreendimento em uma incubadora é uma excelente alternativa!

Viu como estar em uma incubadora de empresas é importante para o seu negócio? Agora que você já sabe o que é esse processo e quais as vantagens que ele oferece para seu empreendimento, que tal contar com um grupo de profissionais que poderá lhe ajudar a ser um empreendedor de sucesso?

Atualmente, existem associações que oferecem suporte aos empreendedores para que eles possam alavancar seu projeto.

Fonte: https://abstartups.com.br/incubadora-de-empresas-o-que-e-e-para-que-serve/

DE: ABstartups