Inaugurado Vale da Seda, projeto nascido na Incubadora Tecnológica

incubadora

Na última sexta-feira (5), no Shopping Maringá Park, um quiosque do Vale da Seda foi inaugurado. O Vale da Seda foi um projeto que nasceu na Incubadora Tecnológica de Maringá, com participação de diversos departamentos da UEM, ao longo do tempo, envolvendo outros projetos, análises, testes, melhorias em todos processos e nos produtos, com agregação de valores. No quiosque serão comercializados fios para malharia retilínea e circular, tecidos, lenços e echarpes com estampa digital direta e cachecóis. Tudo 100% seda.  

O vice-reitor Julio Damasceno comentou que atividades como essa demonstram que a Universidade já está participando do processo de inovação tecnológica com base nos conceitos mais significativos dentro da tríplice hélice, formada pelas universidades, sociedade e governo. Todos os projetos desse sistema têm apoio da Finep, Sebrae, Fundação Araucária, Governo do Paraná, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, dentre outros órgãos, empresas de inovação e universidades. O vice-presidente da Incubadora, José Roberto Pinheiro Melo, ressaltou a importância da entidade como agente promotora dessa articulação.

O presidente do Vale da Seda e empresário do projeto, João Berdu Garcia Júnior, destacou que o Vale da Seda, no Noroeste do Paraná, é a região que mais produz casulos do bicho-da-seda em todo ocidente. Os municípios da região se beneficiavam apenas da receita gerada pela produção e venda do casulo. Com o Instituto Vale da Seda, pequenas empresas e empreendedores individuais dos municípios do Setentrião Paranaense passaram a se beneficiar do alto potencial de agregação de valor que o produto oferece. 

Segundo o assessor de Inovação da UEM e coordenador do Grupo de Apoio Estratégico da Incubadora, Marcelo Farid Pereira, o processo para fortalecimento dos produtores e artesãos da seda já tem dez anos e “chegou o momento de colher os frutos”. Os produtos chegam ao mercado com  o mesmo padrão dos similares internacionais. Houve participação da UEM, por meio de pesquisas, na melhoria dos casulos, da seda e dos produtos confeccionados a partir da seda. Vale salientar ainda que os projetos têm grande peso social, valorizando o trabalho de artesãos da região e promovendo a sustentabilidade, agregando valor à matéria-prima. Este quiosque será projeto piloto de um sistema de franquia na área, firmado em princípios do comércio justo. Poucas empresas de inovação conseguiram passar de start up para processo de incubação e estar no Parque Tecnológico com uma franquia no mercado num prazo relativamente curto”.

O Instituto Vale da Seda é uma rede de pequenas empresas atuando em cooperação, criando novos produtos e gerando vantagens competitivas para seus parceiros e clientes. Com ênfase no desenvolvimento regional sustentável, o comércio justo é uma das bases do Projeto Vale da Seda. Em 2009, através do Programa Universidade Sem Fronteiras, da Seti, foi criada a Cooperativa dos Produtores de Artesanato em Seda, em Nova Esperança.

http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9830:inaugurado-vale-da-seda-projeto-nascido-na-incubadora-tecnologica-&catid=396&Itemid=101

De: Jornalismo UEM