Aluno de Gestão Comercial participa da criação de APP que ajuda restaurantes e produtores rurais na pandemia

unicesumar-logo-0

O estudante de Gestão Comercial da EAD Unicesumar, Rafael Montanhez, e mais cinco integrantes de sua equipe, estão felizes com o resultado do projeto que desenvolveram em um hackathon on-line, onde terminaram em terceiro lugar. O desafio da competição era ajudar empresas do ramo alimentício a criar novas oportunidades e prosperar após o choque que foi causado pelo coronavírus. O aplicativo foi desenvolvido pela equipe tem como objetivo aproximar agricultores de restaurantes, evitando o desperdício de comida e modernizando o setor diante da crise.

A ideia surgiu depois que Rafael conversou com um produtor rural de Itatiba/SP, cidade que reside, e constatou as dificuldades e a desconexão entre os agricultores e bares e restaurantes diante da crise da Covid19. Observou, também, que muitos produtores estão recorrendo ao WhatsApp e redes sociais para realizar as vendas diretamente ao consumidor final. “Percebi que havia grandes desafios logísticos, além de muitos intermediários que geram um acúmulo de custos ao longo da cadeia. Tudo que fiz foi ligar os pontos, e a ideia do APP Hort-e nasceu”, conta Rafael.

A Hort-e é um aplicativo marketplace que permite aos bares e restaurantes comprar diretamente dos produtores hortifruti em forma de compras coletivas, eliminando intermediários, com opção de entrega própria ou utilizando um motorista cadastrado. Isso cria volume de vendas atrativo ao produtor e baixa os custos do restaurante, que também recebe um produto mais fresco e sem precisar se expor aos riscos de contágio do coronavírus indo a um Ceasa, atacado ou feira.

O protótipo foi desenvolvido em apenas dez dias devido ao prazo do evento e ainda é semi-funcional, ou seja, não está disponível para download. Mesmo assim, já tem demonstrado grande aceitação de mercado com propostas de parcerias e interesse de possíveis clientes. Tanto que a equipe decidiu levar a ideia adiante e fundar uma startup. “O aplicativo ainda deve tomar cerca de 80 horas de desenvolvimento e só então vamos começar os pilotos com um grupo controlado de usuários. Após validação do piloto, faremos possíveis adequações com base nos aprendizados e feedbacks, e assim estará pronto para replicar em escala nacional. Esperamos que seja uma ferramenta para ajudar na retomada da crise para produtores rurais, bares e restaurantes e também para motoristas, que podem se cadastrar na plataforma como entregadores”, afirma Rafael.

Os estudos em Gestão Comercial, segundo Rafael, o ajudaram com toda a base de conhecimento necessária para formular as estratégias comerciais, desenvolver o projeto e pensar na solução como um aplicativo. “Durante as duas semanas do hackathon, eu estava cursando a matéria de Negócios Eletrônicos, tinha muito conhecimento fresquinho na ponta da língua”, conta o acadêmico.

A equipe

Com uma competição totalmente on-line, foi possível formar uma equipe com integrantes de todo o Brasil, que se conheceram no próprio evento. Entre eles estão estudantes e profissionais de Itatiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, e São Carlos.

https://www.unicesumar.edu.br/aluno-de-gestao-comercial-participa-da-criacao-de-app-que-ajuda-restaurantes-e-produtores-rurais-na-pandemia/

De: Jornalismo UniCesumar